quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Finalmente chove!

Não sei se terá alguma coisa a ver com as eleições autárquicas, o certo é que já chove (e de que maneira) por esse Portugal fora.
Que bom para a nossa agricultura, para as nossas pecuárias, para os nossos duches...
Vai ser lindo voltar a ver os nossos ribeiros e os nossos rios a engordar, as nossas albufeiras a aconchegar as margens, e não só!...
Os temas de conversa vão com certeza mudar. Deixaremos de falar e ouvir falar da seca severa e dos fogos e passaremos a falar talvez... das cheias!
A vida é mesmo assim, os ciclos repetem-se e as situações vão alternando harmoniosamente segundo os insondáveis critérios da Mãe Natureza. A nós, meros espectadores, resta-nos o papel de assistir impotentes ao desenrolar dos factos.
Quase poderia passar esta imagem para a nossa cena política mas, isso é outra história...
Falemos de água!
Era aqui que eu queria chegar: os rápidos estão a acelerar, os açudes começam a projectar algum caudal... em suma, está prestes a abrir mais uma temporada de canoagem de águas bravas.
Corajosos companheiros toca a preparar o material que já está cheio de teias de aranha com tanto tempo de espera. A "esquadra" de Ourém tem que estar à altura muito em breve para testar as pagaias.
Raquel, Patrício, Pedro Gonçalves, Pica, Anabela, Carlos Messiú, e algum corajoso que se queira juntar a nós e enfrentar a espuma e a brutalidade das águas, toca a preparar o "cadáver" que o dia está próximo.
Cá vai um aperitivo para quem não sabe muito bem o que isso é!

Rio Vouga. Açude final(4,5m). Eu a sair das profundezas depois do salto.


Fundão, rio Zêzere,junto às minas da Panasqueira. Eu e o Pica no final do rápido com a benção do Artur.

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A esquadra de Ourém (ou será Poupado Team?) está pronta para mais uma jornada de pagaiadas bravas. Mal posso esperar para por o "casco de molho".
Ó Sérgio pareces uma orca que emerge das águas.

11:05 da manhã  
Blogger Sérgio Poupado disse...

Realmente parece um submarino a emergir. Que saudades da adrenalina e da aventura das águas bravas...
Nem que seja no Nabão, assim que houver condições temos que por os "cascos de molho"!
Já sinto a falta dos viranços e das minhas esquimotagens em águas paradas.

11:45 da tarde  
Blogger Elvira disse...

:) Bem bom!

2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"Mal posso esperar" diz o Pedro!
Eu também, com certeza, mas cheinha de medo!!!!
A verdade é que só de me lembrar da descida do MInho dá-me um aperto no coração!Meto-me em cada uma!!!!
Mas sim, com mais ou menos medo alinho!!
"Poupado Team" em acção! Contra tempestade ou trovão!!!!
E que Santa Bárbara mande muita chuvinha (mas não demasiada!)

Agora fizeste-me Lembrar de uma música,(quem sabe não seria interessante vocês tocarem-na)Aguas de Março, adoro-a cantada pela Elis:
"É pau, é pedra, é o fim do caminho, É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol, É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol"
paapaaapapapapaaa
Acho que vou mm ouvi-la

3:31 da tarde  
Blogger Sérgio Poupado disse...

Não esperava outra coisa de ti, Raquel!
Sempre pronta para o que der e vier, sempre na "ponta da unha"...
Medo? Então e eu? E os outros?
Neste caso não será bem medo, eu diria respeito!
Respeito pelas forças da natureza, respeito pelas nossas capacidades e, lá bem no fundo, um coraçãozinho muito pequenino a bater descompassadamente como que a lembrar-nos da nossa fragilidade e das nossas limitações...
Que sensação tão boooooooooa!
Vai-te preparando

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A preparação do material, a entrada na água, os "viranços", o aproximar dos açudes e diversos obstáculos com a arrepiante sensação de que "agora é que é, já virei", a camaradagem, a possibilidade de ver paisagens que de outra maneira não se veriam... enfim vamos mas é combinar o dia porque daqui a pouco encho a banheira e atiro-me com a canoa lá para dentro só para matar o desejo (que teimosamente nunca morre).

Poupado Team ao Nabão e uma pagaia na cabeça a quem disser que não.

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Raquel parece-me que foste a única que não virou nesse dia da descida do Minho. Uma mulher de barba rija (eu não acredito que escrevi isto) vale muito...

4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

e uma canoa achatada em forma de banana vale ainda mais...
Mas agora olhando bem para a tua conversa, que ideia é essa da barba rija? Ahmmm? Eu sei que sou morena (tal como a maioria das portuguesas) e não é facil manter o buço perfeito, mas barba rija também é pouco demais :)

5:55 da tarde  
Blogger Sérgio Poupado disse...

Coitada da Raquel! Já não se pode ser corajosa, habilidosa e sortuda sem ser logo ofendida...
Ó Pedro, a inveja é uma coisa muito feia! (onde é que eu li isto há muito pouco tempo?)
Lá porque o Topas foi ao molho aí umas vinte vezes, tu viraste, eu virei e o Patrício ficou "entalado" num local bastante crítico, não deves atacar a única pessoa do grupo que não virou...só por ser uma senhora!
Realmente custa a engolir mas é nestas alturas que mostramos o que valemos e que devemos utilizar a arma que tanta vez nos metralha: "-Qual é o prolblema, não somos todos iguais?"

P.S.-O Patrício diz que se fartou de gritar quando estava preso e me viu a passar mas que eu não lhe liguei!
Para mim é tudo treta e eu até nem estava com "vagar" para o atender...
Ia completamente atrapalhado a tratar da minha vidinha, tentando não virar, a uma velocidade que nunca pensei ser possível, e penso que, nem que fosse a Raquel a gritar por socorro eu teria desviado os olhos da corrente e dos obsatáculos!
:-) Claro que ía...estou só a brincar...

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não é a esta zona que chamam o "rio da lavagem"?
Mais abaixo está o açude da Barroca do Zêzere (com água deve mandar cá um salto!), por estas paragens só caminhadas. Já agora isto é bem perto das gravuras rupestres. Enfim deu-me saudades ver este sítio que conheço tão bem (fora de água bem entendido).

12:10 da manhã  
Blogger Sérgio Poupado disse...

O Marco Jacinto fala em Barroca do Zêzere mas penso que está equivocado.
A foto do açude(salto), é no rio Vouga a cerca de 1Km de Sever do Vouga.
De qualquer forma é um grande salto...

12:19 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial